domingo, 18 de novembro de 2012

O LÍDER DO FUTURO 

Não há um estilo de liderança que possa ser considerado o melhor para todas as organizações. As pessoas que se encontram em posição de chefia e em cargos gerenciais tornam-se mais eficazes quando adotam um estilo de liderança que é adequado ao nível de desenvolvimento do indivíduo ou do grupo ao qual desejam influenciar.

O pape do líder do futuro é “facilitar a coordenação e a integração com o objetivo de executar o trabalho”. O líder é uma espécie de sustentáculo, adaptando, modificando, ajustando e reorganizando interface de funções e tarefas complexas que eventualmente se desviem do alinhamento estabelecido.

O líder do futuro será uma pessoa que poderá conduzir e seguir, ser central e marginal, estar hierarquicamente acima e abaixo, ser individualista e membro da equipe e, acima de tudo, ser um eterno aprendiz...”.  Essa definição de líder traduz a expressão líder “camaleão”, no sentido de que o líder tem diante de si a tarefa de transforma-se de acordo com as exigências da situação e, principalmente, das pessoas envolvidas.

Liderar é ser capaz de ser um líder único para diferentes liderados. É preciso manter a atenção disciplinada, estar constantemente atento às mudanças e adaptar-se rapidamente a elas, a fim de conseguir o melhor de seus liderados.

Mais importante ainda é que o líder deve ser antes de tudo, íntegro. Sem essa qualidade, nenhuma técnica, criatividade, missão ou visão tem sentido. “Uma vez meu avô me disse que há dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que trabalham e aquelas que ficam com o crédito. Ele disse para eu ficar no primeiro grupo. A competição é muito menor.” ( Gandhi).

A seguir alistam-se alguns casos de sucesso que são resultantes de suas lideranças bem aplicadas em diferentes situações, ressaltando assim, que inexiste um modelo único de se gerenciar as organizações modernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário