quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Diagrama de Causa e Efeito 

Com essa ferramenta podemos:


>        dissecar e identificar os fatores que influenciam a concretização do perigo, ou seja, nele devemos listar tudo o que NÃO É BOM PARA A SEGURANÇA DENTRO DA EMPRESA.

>        Listar tudo o que temos em nossa empresa e NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE

Em segurança patrimonial estudaremos o diagrama de causa e efeito, utilizando-nos de 06 (seis) fatores de detalhamento os quais, podemos chamar de Macro Fatores.

Estes macros fatores são amplamente utilizados em análises de segurança, pois com raríssimas exceções, representam a perfeita síntese das mais constantes fontes de problemas nas empresas analisadas:

São eles:

     MEIOS TÉCNICOS PASSÍVOS: Levantamento da não existência de meios que representem barreiras físicas.

São os recursos que estão presentes no local 24 horas ao dia, independentemente da presença do homem.

Exemplos: Muros / salas / resistência de paredes / layout da portaria / estruturas metálicas / concreto / vidros e Ofendículos (lanças, arame farpado, etc).

      MEIOS TÉCNICOS ATIVOS: Levantamento da não existência de meios eletrônicos de segurança que auxiliam o homem no desenvolvimento da segurança.

Exemplos: Não existência de sistemas eletrônicos: CFTV, controle de acesso, sensoriamento, sistemas de rastreamento e centrais de segurança.

    AMBIENTE INTERNO: Levantamento do nível de relacionamento dos colaboradores e empresa. Inclui desde políticas de remuneração à sistema de recrutamento e seleção. É tudo o que podemos controlar dentro do perímetro da empresa.

Exemplos: utilização de crachás, biometria, iluminação das salas e ambientes.
                                                                                                                           
    AMBIENTE EXTERNO: Levantamento de cenários prospectivos, que identificam situações externas incontroláveis, mas que influenciam na concretização de perigos. É tudo a que estamos submetidos e não podemos controlar.

Exemplos: índices de criminalidade, estrutura do crime organizado, corrupção policial, paralisação de trabalhadores e estudo do entorno da empresa (proximidade de parques e áreas públicas com grande circulação e pessoas e veículos, existência de moradias pobres ou mesmo comunidades (Favelas)
       MEIOS ORGANIZACIONAIS: Detalhamento de normas de rotina e de emergência interna da empresa, políticas de tratamento de riscos, gerenciamento de riscos entre outras. A informalidade de um plano de ação para possíveis emergências ou ocorrências pode ser considerado um fator de influência para a concretização do perigo.

Exemplos: Normas para: prevenção e combate a incêndio, segurança patrimonial, perdas, fraudes outras ocorrências.

Na prática: um simples aviso interno: “após entrar ou sair mantenha a porta fechada”, pode e deve ser considerado como política interna de prevenção de riscos.
      RECURSOS HUMANOS DA SEGURANÇA: Detalhamento do nível de qualificação, quantidade e posicionamento tático das equipes.





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