Perfil do Planejador
Para Jon Steel o papel do planejador é:- Descobrir uma solução estratégica do problema; -
Transformar informação em conhecimento;
- Traduzir a solução em um brief que estimule a criatividade;
- Descobrir caminhos para melhorar as ideias criativas;
- Tornar a comunicação relevante e diferenciada; -
Questionar dados e consumidor até conseguir o insight que ajude a criação;
- Compreender e sintetizar dados;
- Ter intuição para interpretar informações com inteligência e inovação;
- Entender todo o universo da empresa, seus funcionários, fornecedores e revendedores;
- Precisa ver o que ninguém mais vê; e
- Entende como o consumidor usa o produto da empresa.
Porque os planejamentos falham
SLOMA (1994) considera que os planejamentos falham porque consideram o planejamento uma atividade momentânea, uma etapa a ser vencida. Entretanto, o planejamento para não apresentar falhas deverá, primeiramente, ser encarado como uma atitude a ser desenvolvida.Na visão do autor, a falha ocorre ainda pelo fato de gerentes e gestores não receberem da alta administração a informação de qual será o seu papel no alcance de objetivos e metas organizacionais.
Dentro desta perspectiva, planejamentos falham por serem elaborados por uma parte pequena da empresa e com isso, não conseguirem comprometer todos os colaboradores.
Os planejamentos falham ainda porque são mal dimensionados e as metas e objetivos apresentados são inviáveis ou demasiadamente rígidos.
Como bem o sabemos a única coisa que se tem certeza na vida é a mudança. Planejamentos de sucesso se tornam estratégicos por preverem a mudança. Por, ao realizar o planejamento, os gestores acompanharem o processo e realizarem as devidas adaptações e ações corretivas.
A falha também ocorre pela escolha incorreta de fontes de informação. A maior parte dos planejadores buscam suas fontes em livros e artigos e esquecem-se de consultar a área operacional da empresa.
Outra falha observada é a pouca experiência de quem planeja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário