domingo, 30 de setembro de 2012


SALÁRIO NOMINAL E SALÁRIO REAL

Na verdade, salário representa a principal forma de recompensa organizacional. Existe o salário nominal e o salário real. O salário nominal representa o volumo de dinheiro fixado. Em uma economia inflacionária, quando o salário nominal não é atualizado periodicamente, sofre erosão e consequente perda de poder aquisitivo. O salário real representa a quantidade de mercadorias que pode ser adquirida com o salário.                                    Assim, a mera reposição do valor real não significa aumento salarial: o salário nominal é alterado para proporcionar o salário real equivalente em período anterior. Daí a distinção entre reajustamento do salário (recomposição do salário real) e aumento real do salário (acréscimo ao salário real).                                                         Há também o salário mínimo, que é a menor remuneração permitida por lei para trabalhadores de um país ou ramo de atividade econômica. Sua fixação significa uma intervenção do Estado no mercado de trabalho ou, como ocorre em muitos países, resulta de negociações coletivas entre empregados e empregadores.
Assim, o salário pode ser considerado sob vários aspectos diferentes:
1.       É o pagamento de um trabalho.
2.       Constitui uma medida do valor de um indivíduo na organização.
3.       Coloca uma pessoa em uma hierarquia de status dentro da organização.
O salário constitui o núcleo das relações de intercâmbio entre as pessoas  e as organizações.                                            Todas as pessoas aplicam seu tempo e esforço nas organizações e, em decorrência, recebem dinheiro, que representa a troca entre direitos e responsabilidades recíprocos entre empregado e empregador. A administração salarial é o processo de administrar o programa de remuneração da organização.


OS TIPOS DE SALÁRIA

 Existem três tipos de salário: o salário por unidade de tempo, o salário por resultado e o salário-tarefa.
O salário por unidade de tempo é pago de acordo com o tempo que o trabalhador fica à disposição da empresa e a unidade de tempo pode ser dimensionada em uma hora, semana, quinzena ou mês. Por esta razão os empregados são denominados horistas ou mensalistas.
O salário por resultado refere-se à quantidade ou número de peças ou obras produzidas. Abrange os sistema s de incentivos (comissões ou porcentagens) e prêmios de produção (gratificações pela produtividade alcançada ou pelos negócios efetuados).
O salário por tarefa é fusão dos dois tipos anteriores: o empregado está sujeito a uma jornada de trabalho, ao mesmo tempo em que o salário é determinado pela quantidade de peças produzidas.
                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário