quarta-feira, 17 de outubro de 2012


BRAINSTORMING

Definição de Brainstorming

Brainstorming é uma dinâmica de grupo em que as pessoas, de forma organizada e com oportunidades iguais, fazem um grande esforço mental para opinar sobre determinado assunto. Na Gestão pela Qualidade Total o método gerencial é o Ciclo PDCA.
 O brainstorming é uma técnica utilizada na fase de Planejamento, estando embutido na Análise do Processo, que é exatamente a etapa em que são determinadas as causas mais significativas que influenciam o problema e apontado dentre elas as causas mais importantes.
É aconselhável manter-se a expressão em inglês, pois sua tradução para o português não fornece uma idéia precisa da ação que o termo sugere. Frequentemente, encontra-se a tradução “tempestade de idéias” para esta técnica que, na verdade, é realizada com grande esforço mental, de forma cooperativa, para atacar um problema. O grupo deve ser formado de pessoas que tenham vivência no assunto, ainda que de forma parcial. O brainstorming é um excelente mecanismo de educação e treinamento. A sua condução possibilita o envolvimento pleno das pessoas, procurando entender o problema e as suas causas.

CRITÉRIOS PARA A REUNIÃO
Durante o desenvolvimento da reunião devem ser tomados alguns cuidados para que os melhores resultados sejam alcançados.
          Nenhum julgamento
          Idéias devem ser imaginativas
          Marcar o tempo
          Escrever em um quadro as idéias
          Nenhum membro da equipe deverá ter tratamento especial

QUANDO UTILIZAR
O Brainstorming é uma técnica muito flexível em termos de possibilidades de aplicação. Os resultados positivos dependerão, principalmente, da habilidade de conduzir e “empolgar” a equipe, tornando-a comprometida com o sucesso da organização. Dentre as muitas situações nas quais pode ser aplicado, citamos:
          Desenvolvimento de novos produtos
    - identificação das características do produto
          Implantação do Sistema da Qualidade
    - listagem das atividades a serem desenvolvidas pela equipe;
     - identificação das resistências à mudança na organização.
          Solucionando problemas
     - causas prováveis do problema;
     - possíveis soluções
DIAGRAMA DE ISHIKAWA
PARA MELHOR SE TRABALHAR O BRAINSTORMING, ESTAREMOS UTILIZANDO OUTRA FERRAMENTA QUE AUXILIA NA IDENTIFICAÇÃO DA META OU PROBLEMA, QUE SE CHAMA DIAGRAMA DE ISHIKAWA (DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO OU ESPINHA DE PEIXE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário