domingo, 7 de outubro de 2012


CENÁRIOS PROPÍCIOS AO SURGIMENTO DE CRISES NAS CORPORAÇÕES

O mundo corporativo é sem dúvida um universo em expansão constante, volátil, incerto e imprevisível. Nele, sua empresa será testada, principalmente nas questões de comunicação aos stakeholders e quanto a gerência das comunicações e dependendo do tamanho da corporação, uma crise definirá o início ou o fim de um projeto.

O Institute for Crisis Management divide em quatro os tipos de crises enfrentados pelas empresas:

  • Atos de Deus
  • Problemas mecânicos
  • Erros Humanos
  • Decisões ou indecisões administrativas

No universo das corporações os objetivos da doutrina do gerenciamento de crise são os de nortear as ações da empresa pelo caráter ético e legal voltado à manutenção da imagem e preservação da participação de mercado.

Entenda-se por participação de mercado, todo o esforço ético e moral que a empresa empreendeu para manter seus produtos e serviços, distante das insatisfações da sociedade de consumo.
 Por outro lado, o fato que leva à crise é o que se denomina situação
crítica. Parte-se da situação crítica para a crise, ou seja, o evento grave, difícil e perigoso aponta a crise.

Exemplos de situações de crise
 1º 1914 a 1918)
2º Guerra Mundial (1939 a 1945)
Tsunami na Ásia (2004) - Terremoto no oceano;
Corte no fornecimento de Gás Natural – Crise Brasil x Bolívia (2007);
Crise Aérea - Brasil (2006 / 2007)
Crise Econômica Mundial (2008 / 2009)
Gripe Suína (2009)
O Governo Federal através do Gabinete de Segurança Institucional da República Federativa do Brasil utiliza a definição de crise como sendo:

“Fenômeno complexo, de diversas origens possíveis, internas ou externas ao País, caracterizado por um estado de grandes tensões, com elevada probabilidade de agravamento – e risco de sérias conseqüências – não permitindo que se anteveja com clareza o curso de sua evolução”.

No contexto policial, a crise é também conhecida como evento ou situação crucial e se mal administrada, pode macular a credibilidade e a imagem da instituição policial. Uma verdadeira manifestação violenta e imprevisível do rompimento do equilíbrio, da normalidade, enfim, da paz social.

Cenários que entendemos desfavoráveis existem porque vivemos num mundo tão interligado que um problema que, em princípio, diria respeito a apenas uma empresa ou a uma comunidade distante pode adquirir imediatamente uma dimensão muito maior. Em um mundo globalizado, uma notícia de vazamento de petróleo, em outro canto do planeta pode afetar ações de empresas com as quais que mantém relações comerciais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário