domingo, 7 de outubro de 2012


História da Segurança Privada no

Brasil e no Mundo


Segurança Privada no Mundo
1850 – EUA – 1ª agência de investigação e segurança fundada por Allan Pinkerton:“Agência Nacional de Detetives Pinkerton”

Segurança Privada no Mundo
 1852 – EUA – O detetive policial de Chicago, Allan Pinkerton fundou a Pinkerton´s, que fazia a segurança das estradas de ferro.
  Na Europa, a vigilância é um subproduto da revolução industrial e aparece na segunda metade do século XIX.
 1900 – a vigilância cresce nos EUA e estende-se por toda América do Norte e desta para a América Latina.
 1920 – vigilâncias como proteção de bens e valores na Europa.
Segurança Privada no Mundo
 Anos 60 – A vigilância torna-se necessária por questões da prevenção do fogo, algum furto interno, desperdício de recursos de  energia elétrica e de água, além da presença humana sempre presente.
Anos 70 – Surgimento dos “alarmes” que propõe o binômio homem/tecnologia e também nesse período surge o serviço de transporte de valores.
Anos 80 – Proliferação das empresas de vigilância e, tudo levando a crer que por motivos do crescimento da criminalidade.
Segurança Privada no Mundo
Divisão: Humana – vigilância de âmbito geral envolvendo a presença do fator humano. Ex.: transporte de valores, proteção e acompanhamento de pessoas, proteção de estabelecimentos, etc.
 Técnica – Tecnologia a serviço da segurança. Ex. sistemas de detecção de intrusão, detecção e extinção do fogo, circuitos fechados de TV e controles de acesso. 
Segurança Privada no Brasil
 1626 - Ouvidor Geral Luiz Nogueira de Britto, determinou a criação de um grupo de segurança: os quadrilheiros, que eram escolhidos entre os moradores das cidades, os quais trabalhavam voluntariamente e faziam um juramento de bem servir à sociedade. 
  Proclamação da República em 1889 - a segurança evoluiu, passou a ter outra configuração, era formada pelos serviços policiais e pela segurança patrimonial privada, porém esta última não contava com amparo legal.
Segurança Privada no Brasil
1940 - a Guarda Noturna de Santos, surgiu como associação particular. 
 1951 - no Paraná foi autorizado o funcionamento de guardas particulares para auxiliar o policiamento público.
1955 - foi fundada a empresa Columbia que prestava serviços de vigilância para empresas, condomínios, indústrias e bancos.
1969 - na época da ditadura é que a segurança privada foi regulamentada através do Decreto Lei n. 1.034 e posteriormente alterado pelo Decreto Lei n. 1.103 de 1970.
Segurança Privada no Brasil
Evolução assaltos a bancos nos anos 60 devido a ação dos guerrilheiros que necessitavam de dinheiro para causas revolucionárias.
Segurança Privada no Brasil
Anos 70 – os ramos de segurança dividiam em dois grupos:
 Grupo “A” – os vigilantes propriamente ditos, que atuavam nos bancos e transporte de valores, usavam uniformes marrons, realizavam curso e portavam armas de fogo.
Grupo “B” – atuavam nas indústrias, não realizavam curso de formação para vigilantes, usava uniforme cinza e não portava armas de fogo e eram denominados vigias. 
Segurança Privada no Brasil
Nas décadas de 70 e 80 a segurança privada passou a ser necessidade de outros segmentos, como das entidades públicas, indústrias e comércio, assim houve a necessidade de modernizar a legislação em vigor naquela época. Diante disso foi sancionada a Lei 7.102 de 04 de julho de 1983 e revisada pelo Decreto 89.056 de 24 de novembro de 1983.



2 comentários:

  1. A segurança privada brasileira está melhorando com a tecnologia, drones, internet. Trabalho na Haganá Segurança, www.haganaeletronica.com.br e tenho orgulho do serviço que faço

    ResponderExcluir