sábado, 20 de outubro de 2012

Segurança Empresarial

A Segurança Empresarial é um conjunto de medidas, capazes de gerar um
estado, no qual os interesses vitais de uma organização estejam livres de interferências e
perturbações alheias aos seus controles. A segurança dentro das empresas, não
depende apenas do departamento de segurança, mas envolve todos os seus setores e
todo o seu pessoal, direta ou indiretamente.
Porém, não existe segurança perfeita, total ou absoluta. O que se procura dentro
de uma organização é uma segurança satisfatória, capaz de retardar ao máximo uma
possibilidade de agressão, desencadeando forças, no menor espaço de tempo possível,
capazes de neutralizar a agressão identificada.
Segundo Teles (2007), Segurança Corporativa ou Segurança Empresarial são
conceitos, normas e procedimentos de segurança que, unidos aos avanços tecnológicos,
possuem a finalidade de garantir valores que uma vez perdidos ou fragmentados podem
prejudicar a organização.
Desta forma, é possível compreender que a Segurança Empresarial é um
conjunto de medidas, normas e tarefas destinadas a proteger os ativos tangíveis e
intangíveis de uma empresa, garantindo, assim, a aplicação eficaz de todos os recursos
que são disponibilizados, de forma a viabilizar o funcionamento integrado dos meios
ativos, passivos e de sistemas disponíveis em função da prevenção de perdas, do
gerenciamento de riscos e das crises contra ameaças decorrentes de ações intencionais
ou acidentais, visando garantir a continuidade dos negócios.
Portanto, podemos definir como princípios básicos da Segurança Empresarial:
segurança é prevenção e prevenção é treinamento;
 investimento em segurança é proporcional ao risco ao qual a empresa
está exposta; e as medidas de segurança não devem impedir ou dificultar a atividade
normal da empresa.

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